Definição do Absolutismo

O absolutismo monárquico, também conhecido como Estado Nacional Absolutista, foi um sistema político que ficou forte no final da Idade Média em algumas partes da Europa durante os séculos XVII e XVIII. Sistema esse em que o poder político era centralizado nas mãos do rei que sendo apoiado pela classe burguesa, mantinha ligações com a nobreza, dando-lhes privilégios em troca de apoio político. 
Deste modo, o rei contendo o poder, poderia criar leis, taxar impostos, auxiliar os comerciantes no comércio nacional e internacional os apoiando ao padronizar políticas fiscais e monetárias, sem nenhuma interferência de nenhum outro setor da sociedade. O rei em alguns casos também poderia interferir em assuntos religiosos.
         A principal característica do poder real era a seguinte: provinha de Deus, o que garantia ao monarca uma autoridade total e absoluta sobre seus súditos e o isentava de prestar contas do exercício desse poder, estava apenas submetido a Deus.

Referências:               
  
http://www.infoescola.com/historia/absolutismo/ 
http://www.brasilescola.com/politica/absolutismo.htm 
Livro: História para o Ensino Médio - História Geral e do Brasil; Volume Único; Editora Scipione; Autores: Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo 
Livro: História Global - Brasil e Geral; Volume Único; Editora Saraiva; Autor Gilberto Cotrim 
Livro: Barsa Planeta - Temática Barsa - História;