Esquema-resumo sobre o Absolutismo

     Absolutismo  
Integrantes: Martha, Juliana, Rodrigo e Vitória   

Causas: 
 Expansão da atividade comercial. • Aliança rei/burguesia. • Enfraquecimento do poder clerical. 

Definição:  
O absolutismo monárquico, também conhecido como Estado Nacional Absolutista, foi um sistema político que ficou forte no final da Idade Média em algumas partes da Europa durante os séculos XVII e XVIII. Sistema esse em que o poder político era centralizado nas mãos do rei que sendo apoiado pela classe burguesa, mantinha ligações com a nobreza, dando-lhes privilégios em troca de apoio político. A principal característica do poder real era a seguinte: provinha de Deus, o que garantia ao monarca uma autoridade total e absoluta sobre seus súditos e o isentava de prestar contas do exercício desse poder, estava apenas submetido a Deus. 

Política: 
Criação de um Exército Nacional: instrumento principal do processo de centralização política.  

Controle do Legislativo: todas as decisões do reino estavam controladas diretamente pelo rei, que possuía o direito de criar as leis. 

Controle sobre a Justiça: criação do tribunal real, sendo superior aos tribunais locais (controlados pelo senhor feudal) 

Controle sobre as Finanças: intervenção na economia, mediante o monopólio da cunhagem de moedas, da padronização monetária, a cobrança de   impostos, da criação de companhias de comércio e a imposição dos monopólios. 

Burocracia Estatal: corpo de funcionários que auxilia na administração das obras públicas, fortalecendo o controle do estado e, consequentemente o poder real.  

Econômica: mercantilismo 
Durante aproximadamente três séculos foi a prática econômica principal adotada pelos países europeus, seu principal objetivo era obter a maior quantidade de metais preciosos (ouro e prata) para o tesouro nacional. Pretendia-se fortalecer dessa forma o estado diante das outras nações.  Naquela época, havia o pensamento de que a riqueza das nações estava na quantidade metais preciosos que tinha acumulado. 

Tipos de mercantilismo: 
PORTUGAL: – Exploração. – Sistema Colonial. – Monopólio. – Plantation. 
ESPANHA: – Exploração. – Bulhonismo. – Metalismo. – Sistema de “porto único” 
(monopólio).
  
FRANÇA: – Pequena frota marítima. – Comércio continental. – OBJETIVO: reduzir importações devido à incapacidade de exportar. SOLUÇÃO: Colbertismo (industrialismo). - Estímulo às manufaturas. - Companhias comerciais. - Artigos de luxo. 

INGLATERRA: – Rainha Elizabeth I. – Desenvolvimento da marinha. – Atos de Pirataria = Cartas de Corso. 
 – Ataques às marinhas ibéricas. 
 – 1584: Colônias de exploração = América do Norte, Vírginia (plantação de algodão)  

 Sociedade Estamental: 
A sociedade era composta por três estados, no 1º estado se encontrava o clero e no 2º estado se encontrava a nobreza que tinham como privilégio a isenção de impostos. E no 3º estado se encontrava a burguesia e o povo (95% da população), o 3º estado pagava os impostos.