Absolutismo na Espanha

Tudo se inicia na Espanha com a união dos Reinos de Aragão e de Castela. Mas o processo de formação do Estado espanhol é muito anterior, tendo origem nas guerras de Reconquista. A chamada Reconquista foi uma série de campanhas militares empreendidas pelos vários reis cristãos da península ibérica contra os mouros, de origem árabe. Essa organização militar intensa aliada a constante ameaça árabe impediram o florescimento do feudalismo e asseguraram aos reis um poder central forte. O casamento entre o Rei Fernando de Aragão e a Rainha Isabel de Castela, os "reis católicos", e a expulsão dos mouros de Granada, em 1492, marcaram a fundação do Estado espanhol. O auge do absolutismo espanhol ocorreu durante a dinastia dos Habsburgo, especialmente durante o reinado de Carlos V., que governou a Espanha, suas colônias, os Países Baixos, a Áustria, um pedaço da França e foi Imperador do Sacro Império Romano Germânico. Nessa ocasião, a Espanha tornou-se a grande potência européia do século XVI.


Carlos V:




















Referências:

Diário absoluto. Disponível em: <http://absolutismopormonica.blogspot.com.br/2011/03/o-absolutismo-espanhol-surgiu-com-uniao.html> acesso em 17/08/2015

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História geral e do Brasil. Editora Scipione

___________________________________________________________________


Quer ESTUDAR para o ENEM e não sabe por onde começar? 
Conheça o Curso Intensivo ENEM 2019

Aprenda de um modo fácil, rápido e flexível, sobre os assuntos mais cobrados de cada disciplina na prova do ENEM 2019. Curso intensivo com 6 (seis) bônus exclusivos que irão alavancar os seus estudos. 
  ACESSE:INTENSIVO ENEM 2019